Instagram

Mudança Do Ponto De Gás Em Apartamento

Mudança Do Ponto De Gás Em Apartamento

Por: Engethink - 17 de Junho de 2022

Leia sobre

Reformar a casa é sempre uma boa pedida! Imagine você morando há muito tempo no mesmo lugar… não é preciso se mudar para sentir-se de casa nova! Entretanto, a reforma não é feita só do prazer de escolher novas cores para as paredes e móveis mais modernos: algumas alterações, como a mudança ponto de gás apartamento podem ser estratégicas para deixar o ambiente com a sua cara.

Mas será que é possível realizar essa mudança? Ou quem mora em apartamento não pode se dar ao luxo de trocar o fogão de lugar? Estarão essas pessoas condenadas a manter o aquecedor na sala quando o lugar no qual ele se faz mais necessário é o quarto? É comum ter esse tipo de dúvida quando pensamos em reformar o apartamento.

Mas hoje vamos esclarecer todas elas! Leia este artigo e encontre todas as respostas que você procura sobre a mudança ponto de gás apartamento.

SOLICITE A MUDANÇA DO SEU PONTO DE GÁS COM A ENGETHINK- CLIQUE AQUI!

Posso mudar o ponto de gás em apartamento?

A resposta que você tanto espera é SIM! É possível mudar o local do ponto de gás em seu apartamento! Pode respirar aliviado e começar a planejar a sua reforma. Entretanto, tenha em mente que você precisa prezar pela sua segurança, e também dos demais. Portanto, existem algumas normas de segurança e leis específicas que será necessário seguir.

A principal norma que rege o assunto é a ABNT (Associação Brasileira de normas técnicas) – NR (Norma regulamentadora) 15526 de 2016. Ela versa sobre o projeto e instalação de gás encanado em apartamento. Existem algumas características inerentes ao sistema que você precisa preservar. Elas dizem respeito aos materiais empregados no sistema, altura do ponto, distância, entre outros itens.

É por isso que você precisa de ajuda profissional. Por mais que você contrate um pedreiro ou mesmo um arquiteto para fazer todo o resto, nesse caso, você vai precisar de uma empresa especializada. Lembre-se de que todo sistema de gás encanado começa com um projeto e a parte física deve ser fiel a ele. Sendo assim, para a mudança ponto de gás apartamento, você precisa também alterar o projeto original. E isso só pode ser feito por um engenheiro formado e autorizado. Converse com o responsável por essa parte no seu condomínio.

Altura do ponto de gás para fogão

Você sabia que existe uma altura pré-determinada para o seu ponto de gás para o fogão? Segundo a norma que citamos, ele deve ficar 60 mt acima do piso acabado. Por essa razão, ainda que você mude o fogão de parede ou mesmo o troque por um cooktop, essa medida deve ser respeitada. Se tiver alguma dúvida, converse com o profissional para evitar a quebra de azulejos depois que os mesmos já foram trocados por novos.

Se você usa aquecedor à gás, também é importante verificar as normas que regem esse tipo de aparelho. A questão é: não faça nada sem antes consultar um serviço profissional. Uma mudança de ponto de gás mal realizada pode trazer sérias consequências, como o risco de acidentes (estamos falando de um combustível, cujo vazamento pode resultar em explosão) e o fato de estar em desacordo com a lei (você fica sujeito às sanções aplicadas a essa infração).

Existem ainda alguns pontos principais que é necessário considerar para o aquecedor. Ele deve ficar em um local bem ventilado. Entretanto, a distância mínima da janela deve ser de 40cm, para evitar que o vento retorne. Existe um único modelo que você pode instalar em local sem janela; para os demais, a ventilação é necessária. Considere também que deve ser de fácil manutenção, para que você possa visualizar o painel. Isso aumenta a sua segurança.

Teste de estanqueidade após a mudança do ponto

O teste de estanqueidade na tubulação de gás após uma alteração ou reparo é um processo importante para garantir a segurança da instalação e dos usuários. Ele consiste em verificar se não há vazamentos na tubulação após realização de consertos, ampliações ou reparos. Isso é feito através da pressurização da tubulação com ar ou gás e monitoramento da pressão para identificar se há perda de pressão, indicativo de vazamento. É importante que esse teste seja realizado por profissionais capacitados e com os equipamentos necessários para garantir a segurança e a eficiência do processo.

O teste deve seguir critérios normativos da NBR 15526 da ABNT.

Acabamento da tubulação de gás

A pintura de tubulações de gás dentro de apartamentos é importante por diversas razões, incluindo:

  • Proteção contra corrosão
  • Melhora da aparência
  • Identificação fácil das tubulações

A escolha da cor e do tipo de tinta para pintar as tubulaçõesde acordo com a NBR 15526 pode ser dentro do apartamento na cor da alvenaria e sinalização com adesivo com a palavra “gás” a cada 2 metros. O amarelo é comumente utilizado para identificar tubulações de gás em áreas comuns, mas outras cores podem ser usadas também em fechadas e apartamentos.

Antes da pintura, é importante limpar e preparar cuidadosamente as superfícies das tubulações, a fim de garantir uma aderência adequada da tinta. Também é importante seguir as instruções do fabricante da tinta e tomar precauções de segurança adequadas ao trabalhar com produtos químicos.

Quem pode fazer a alteração ponto de gás apartamento?

É normal que, quem é responsável pela estrutura do condomínio receba solicitações de mudança nesse sentido. Como dissemos, a alteração acontece pelas mãos de profissionais. A pessoa qualificada para fazê-lo é o engenheiro. No entanto, o melhor a fazer é dar preferência às empresas de engenharia especializada. Elas contam com uma equipe preparada para atendê-lo durante todo o processo, sempre de acordo com a lei e respeitando as normas de segurança pré-estabelecidas.

Quem assina o projeto e suas alterações é o engenheiro responsável. Há empresas que podem acompanhá-lo desde a instalação do projeto e fazer as manutenções necessárias por toda a vida útil do sistema. Entretanto, não fique preocupado caso você não tenha contato com quem fez a sua instalação. É só procurar por uma empresa qualificada e começar o acompanhamento agora.

Talvez a mudança do ponto de gás seja um bom momento para retomar os cuidados com o seu sistema de gás encanado, realizar um teste de estanqueidade (caso isso não esteja em dia) e realizar as alterações necessárias. A partir de então, não hesite em contratar um serviço de manutenções periódicas (o teste deve ser repetido de tempos em tempos, conforme determinado por autoridade da sua cidade ou mesmo pela empresa responsável pela vistoria) e assistência técnica.

Esse último é uma importante medida de segurança, uma vez que você terá a quem recorrer caso suspeite de um vazamento às 3h da manhã, por exemplo. Por mais que tenha tomado todo o cuidado na instalação e que as manutenções estejam em dia, é importante lembrar que nada o isenta 100% dessas ocorrências. Portanto, é sempre bom estar atento aos sinais, como o cheiro de gás.

Como é feita a mudança do ponto de gás?

Imagem de Engethink

Se você mora em Belo Horizonte, não hesite em contratar a Engethink para realizar o serviço. Somos uma empresa que preza pela excelência nos serviços prestados, o que inclui o cumprimento das normas necessárias e a qualidade. Contamos com uma equipe altamente qualificada e experiente, e oferecemos também os serviços de manutenção e assistência técnica.

SOLICITE A MUDANÇA DO SEU PONTO DE GÁS COM A ENGETHINK- CLIQUE AQUI!