Instagram

Vazamento De Gás Na Tubulação – O Que Fazer

Vazamento De Gás Na Tubulação – O Que Fazer

Por: Engethink - 24 de Março de 2022

Leia sobre

Um vazamento de gás na tubulação pode se tornar um fator de alto risco para moradores e usuários do espaço no qual ela se encontra. Por essa razão, é importante detectá-lo o mais rápido possível, de modo a solucionar o problema e eliminar esses riscos. Orientar a todos é importantíssimo nesse sentido.

Entretanto, existe uma medida ainda mais eficaz que podemos tomar para isso. A segurança na hora da instalação de uma tubulação a gás faz toda a diferença. Um trabalho realizado por uma equipe capacitada, aliado a um sistema com as manutenções preventivas em dia reduz drasticamente a incidência desse tipo de situação.

Quer entender o que é, por que acontece e o que fazer em caso de vazamento? Então é só seguir com a leitura.

Localização e reparo de vazamento de gás- Chame a Engethink!

O que é um vazamento de gás na tubulação?

Uma tubulação de gás é composta por tubos, adaptadores, registros, válvulas, manômetros e outros itens que devem estar em perfeita harmonia. O gás deve circular por dentro de todo esse circuito sem vazamentos. Por essa razão, não podem haver folgas, furos ou quaisquer outros espaços por onde o fluído possa escapar.

Lembre-se de que estamos falando em um gás pressurizado, o que significa que tudo deve ser muito bem avaliado, de modo a evitar tais eventos. O vazamento pode acontecer no registro, ou em qualquer lugar do tubo, o que aumenta ainda mais o risco, já que o gás pode se acumular em espaço confinado.

Sintomas de um vazamento de gás na tubulação

Os sintomas de um vazamento de gás na tubulação incluem:

  1. Cheiro forte e característico de gás, semelhante ao cheiro de enxofre.
  2. Ouvir barulhos de escape de gás, como sibilos ou chiados.
  3. Arrebentamento ou deformação de tubulações ou conexões.
  4. Formação de bolhas na terra ou na superfície da água perto de tubulações.

Observação: Em caso de suspeita de vazamento de gás, é importante sair imediatamente do local e ligar para a companhia de gás local para avaliar e solucionar o problema.

Quais as consequências de um vazamento?

O vazamento de gás pode causar uma explosão. Dentro de uma casa, por exemplo, o simples fato de ligar o interruptor pode soltar faíscas no ar e ocasionar tal evento. Além disso, as pessoas podem morrer intoxicadas. Estamos falando de um gás naturalmente inodoro. Quando ele se acumula em um ambiente, os presentes podem inalá-lo, perder a consciência e até mesmo morrer antes de perceber que algo de errado está acontecendo.

Como evitar o vazamento de gás?

A prevenção aos vazamentos começa no momento da instalação. Você precisa contar com uma equipe especializada para realizar o trabalho. Um sistema de gás encanado precisa passar por todas as fases, desde o projeto, até a liberação para uso após o teste de estanqueidade.

Além disso, esse teste deve ser repetido periodicamente, ainda que o sistema esteja funcionando bem aparentemente. Trata-se de uma forma de prevenir vazamentos, uma vez que há um desgaste natural dos componentes devido ao uso. Outra ocasião na qual os testes são necessários é sempre que houver suspeita de vazamento, para confirmar o diagnóstico.

Medidas de segurança a serem tomadas em caso de vazamento de gás na tubulação

Em caso de suspeita de vazamento de gás na tubulação, as medidas de segurança incluem:

  1. Abra as janelas e portas para ventilar o local.
  2. Não acenda fósforos, isqueiros, velas ou outras fontes de ignição.
  3. Não use interruptores elétricos ou aparelhos eletrônicos, incluindo telefones celulares.
  4. Desligue imediatamente todas as fontes de chama, como fogões e aquecedores de água.
  5. Feche os registros de gás no botijão
  6. Saia imediatamente do local e mantenha a calma.
  7. Ligue para a companhia de gás local ou para o corpo de bombeiros para avaliar e solucionar o problema.
  8. Não tente localizar ou consertar o vazamento por conta própria. Deixe isso para profissionais capacitados e equipados.

Observação: O vazamento de gás pode ser extremamente perigoso e representar um risco à saúde e à segurança. Portanto, é importante tomar medidas imediatas e seguir as orientações dos profissionais capacitados.

Como solucionar o vazamento de gás?

Nenhum meio evita 100% o vazamento, o que significa que, ainda que você tenha realizado tudo de maneira correta, não estará totalmente imune ao problema. Assim, é importante contar com acompanhamento profissional em todos os sistemas.

Há empresas de engenharia, com as quais é possível estabelecer um contrato para realização das manutenções periódicas e o serviço de assistência técnica. Assim, você terá para quem ligar em caso de cheiro de gás ou qualquer outro indício de que há algo errado com o sistema.

É esse tipo de serviço que está procurando? Acesse nosso site e conheça nossas opções.