Vazamento De Gás Na Tubulação – O Que Fazer
Por: Engethink - 24 de Março de 2022
Leia sobre
Um vazamento de gás na tubulação pode se tornar um fator de alto risco para moradores e usuários do espaço no qual ela se encontra. Por essa razão, é importante detectá-lo o mais rápido possível, de modo a solucionar o problema e eliminar esses riscos. Orientar a todos é importantíssimo nesse sentido.
Entretanto, existe uma medida ainda mais eficaz que podemos tomar para isso. A segurança na hora da instalação de uma tubulação a gás faz toda a diferença. Um trabalho realizado por uma equipe capacitada, aliado a um sistema com as manutenções preventivas em dia reduz drasticamente a incidência desse tipo de situação.
Quer entender o que é, por que acontece e o que fazer em caso de vazamento? Então é só seguir com a leitura.
Localização e reparo de vazamento de gás- Chame a Engethink!
O que é um vazamento de gás na tubulação?
Uma tubulação de gás é composta por tubos, adaptadores, registros, válvulas, manômetros e outros itens que devem estar em perfeita harmonia. O gás deve circular por dentro de todo esse circuito sem vazamentos. Por essa razão, não podem haver folgas, furos ou quaisquer outros espaços por onde o fluído possa escapar.
Lembre-se de que estamos falando em um gás pressurizado, o que significa que tudo deve ser muito bem avaliado, de modo a evitar tais eventos. O vazamento pode acontecer no registro, ou em qualquer lugar do tubo, o que aumenta ainda mais o risco, já que o gás pode se acumular em espaço confinado.
Sintomas de um vazamento de gás na tubulação
Os sintomas de um vazamento de gás na tubulação incluem:
- Cheiro forte e característico de gás, semelhante ao cheiro de enxofre.
- Ouvir barulhos de escape de gás, como sibilos ou chiados.
- Arrebentamento ou deformação de tubulações ou conexões.
- Formação de bolhas na terra ou na superfície da água perto de tubulações.
Observação: Em caso de suspeita de vazamento de gás, é importante sair imediatamente do local e ligar para a companhia de gás local para avaliar e solucionar o problema.
Quais as consequências de um vazamento?
O vazamento de gás pode causar uma explosão. Dentro de uma casa, por exemplo, o simples fato de ligar o interruptor pode soltar faíscas no ar e ocasionar tal evento. Além disso, as pessoas podem morrer intoxicadas. Estamos falando de um gás naturalmente inodoro. Quando ele se acumula em um ambiente, os presentes podem inalá-lo, perder a consciência e até mesmo morrer antes de perceber que algo de errado está acontecendo.
Como evitar o vazamento de gás?
A prevenção aos vazamentos começa no momento da instalação. Você precisa contar com uma equipe especializada para realizar o trabalho. Um sistema de gás encanado precisa passar por todas as fases, desde o projeto, até a liberação para uso após o teste de estanqueidade.
Além disso, esse teste deve ser repetido periodicamente, ainda que o sistema esteja funcionando bem aparentemente. Trata-se de uma forma de prevenir vazamentos, uma vez que há um desgaste natural dos componentes devido ao uso. Outra ocasião na qual os testes são necessários é sempre que houver suspeita de vazamento, para confirmar o diagnóstico.
Medidas de segurança a serem tomadas em caso de vazamento de gás na tubulação
Em caso de suspeita de vazamento de gás na tubulação, as medidas de segurança incluem:
- Abra as janelas e portas para ventilar o local.
- Não acenda fósforos, isqueiros, velas ou outras fontes de ignição.
- Não use interruptores elétricos ou aparelhos eletrônicos, incluindo telefones celulares.
- Desligue imediatamente todas as fontes de chama, como fogões e aquecedores de água.
- Feche os registros de gás no botijão
- Saia imediatamente do local e mantenha a calma.
- Ligue para a companhia de gás local ou para o corpo de bombeiros para avaliar e solucionar o problema.
- Não tente localizar ou consertar o vazamento por conta própria. Deixe isso para profissionais capacitados e equipados.
Observação: O vazamento de gás pode ser extremamente perigoso e representar um risco à saúde e à segurança. Portanto, é importante tomar medidas imediatas e seguir as orientações dos profissionais capacitados.
Como solucionar o vazamento de gás?
Nenhum meio evita 100% o vazamento, o que significa que, ainda que você tenha realizado tudo de maneira correta, não estará totalmente imune ao problema. Assim, é importante contar com acompanhamento profissional em todos os sistemas.
Há empresas de engenharia, com as quais é possível estabelecer um contrato para realização das manutenções periódicas e o serviço de assistência técnica. Assim, você terá para quem ligar em caso de cheiro de gás ou qualquer outro indício de que há algo errado com o sistema.
É esse tipo de serviço que está procurando? Acesse nosso site e conheça nossas opções.