Instagram

Instalação De Argônio – Instruções De Uso

Instalação De Argônio – Instruções De Uso

Por: Engethink - 20 de Maio de 2021

Leia sobre

Você precisa de instalação de argônio para fins industriais ou

<a href="#" data-inner-link="projeto-rede-gases-medicinais">medicinais</a>

? Antes de mais nada, é necessário entender toda a complexidade do sistema e os cuidados necessários para que ele possa funcionar de forma segura e efetiva. Serviços profissionais especializados são fundamentais nesses casos, já que o conhecimento e a experiência são questões indispensáveis.

Quando para fins industriais, qualquer gás combustível demanda cuidados para evitar riscos de acidentes e explosões. Já quando falamos em aplicação na medicina, as precauções precisam ser ainda maiores, já que, quaisquer falhas, podem significar colocar vidas em risco. Trata-se ainda de um dos componentes da nossa atmosfera, embora pouco se ouça falar nele.

Quer entender melhor como funciona uma instalação de argônio? Acompanhe conosco!

Afinal, o que é argônio?

O argônio é um dos gases nobres existentes em maior abundância em nosso planeta. Ele está presente no ar que respiramos, inclusive, embora a sua concentração não se compare à do oxigênio e nitrogênio, por exemplo. O componente químico, se observou pela primeira vez no ar em 1875, mas foi só mais de um século mais tarde, que ele pode ser isolado a partir de mecanismos específicos, para estudos mais aprofundados.

Para que aplicamos o argônio?

Imagem de Engethink

O argônio é um importante componente para impedir a oxidação de materiais. É por essa razão que ele pode se aplicar a peças de museu, por exemplo. Os airbags em automóveis também podem ser inflados com esse componente e, na medicina, um bom exemplo de seu uso é nas cirurgias oculares, quando estas se realizam com a ajuda de laser.

O argônio na indústria

O argônio se aplica em indústrias do setor siderúrgico, metalúrgico, eletrônico, automotivo e até mesmo alimentício. Existem ainda algumas vertentes dos processos de solda e corte que demandam a sua utilização. Para todos esses casos, é importante planejar e realizar a correta armazenagem do gás, bem como todos os cuidados necessários em seu manuseio.

O argônio na medicina

Como dissemos, também há o uso do argônio como um gás medicinal. Sua aplicação mais representativa diz respeito às cirurgias oculares à laser. Também, pode se aplicar ao acionamento do bisturi elétrico. Em qualquer desses casos, o argônio pode fazer parte da <a href="#" data-inner-link="blog/o-poder-da-regua-de-gases-medicinais">régua de gases medicinais</a>, e fluir até o paciente por uma tubulação.

Outro uso bem específico diz respeito ao plasma de argônio. Trata-se de uma técnica aplicada à endoscopia digestiva, quando é necessário estancar sangramentos internos, dissecar tumores ou realizar quaisquer outros processos de cicatrização nesse âmbito. Há relatos de uso até mesmo em algumas espécies de cirurgia bariátrica, como forma de agilizar a recuperação do processo. Entretanto, a cicatrização após aplicação demanda que se tomem alguns cuidados em termos de dieta e conduta.

Como funciona a instalação de argônio?

O argônio deve se armazenar em cilindros específicos. Caso outros gases também se apliquem ao estabelecimento, tais cilindros devem ficar em uma central específica. A partir deles, o gás flui até a aplicação por meio de tubulações, cuja disposição e materiais precisam de determinação por profissionais especializados e preparados.

Quando do uso na medicina, os tubos o conduzem até uma régua de gases (de onde sai também o oxigênio e outros componentes importantes para certos tratamentos), de onde vai direto para o paciente. Já na indústria, é importante determinar os meios de condução de acordo com cada aplicação. Tudo vai depender da concentração e do equipamento no qual ele deve se disponibilizar.

Quem pode instalar o argônio?

A instalação do argônio deve proceder a partir da contratação de serviços especializados. Não importa se a sua indústria ou clínica médica está ainda em processo de construção ou se você deseja apenas incluir um novo componente em um estabelecimento já em funcionamento: é importante ter consciência de que somente engenheiros especializados podem desenvolver tais sintomas.

Não pense que basta conversar com o construtor da sua obra, já que ele provavelmente não terá o conhecimento necessário para proceder com uma instalação correta e segura. Aliás, ainda que você já conte com o sistema, até mesmo as modificações necessárias demandam serviços profissionais especializados.

Se você está a procura de tais serviços, deve buscar uma empresa de engenharia especializada. É importante observar se a mesma tem registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) da sua região e se há pelo menos um engenheiro formado responsável em seu quadro de colaboradores. Também vale consultar o currículo de seus profissionais e a sua experiência e reputação no mercado.

Como funciona a instalação de argônio?

A instalação de argônio ocorre em algumas etapas. Tudo começa com uma visita técnica, na qual vão discutir as suas necessidades. É a partir de então que se gera o orçamento, que vai levá-lo ao acesso ao serviço. Após a aprovação, segue-se o projeto, que é um documento no qual constam todos os detalhes do sistema, como materiais a serem usados e suas respectivas quantidades e todo o caminho percorrido pela tubulação.

Caso o argônio seja um componente do sistema de gases hospitalares, o projeto poderá contemplar o todo, ou apenas representar uma modificação, se o mesmo já estiver em funcionamento e você desejar apenas incluir o gás. O importante é saber que essa etapa é importantíssima, já que é ela que vai determinar todo o restante do processo. Um bom sistema é aquele que é fiel ao projeto, já que isso significa que foi calculado de forma segura e que não haverá grandes dificuldades caso modificações futuras sejam necessárias.

Também é importante ter em mente que existem manutenções periódicas necessárias e, ainda que elas estejam em dia, você não está totalmente isento da necessidade de assistência técnica. Uma empresa que oferece também esses serviços é o ideal para você. Mas, caso alguma etapa já tenha se realizada, não se preocupe. Sempre é tempo de contratar uma nova empresa para prestar os serviços dos quais você precisa.

Está precisando de uma instalação de argônio e seu estabelecimento? Então não perca a oportunidade de conhecer uma empresa séria e especializada em serviços de engenharia. Consulte a Engethink e tenha acesso a serviços profissionais de alta qualidade.