Instagram

Instalação De Medidor De Gás Em Bh- Como Fazer?

Instalação De Medidor De Gás Em Bh- Como Fazer?

Por: Engethink - 24 de Março de 2022

Leia sobre

Você precisa fazer a instalação do medidor de gás em BH e não sabe exatamente como proceder? Entenda que trata-se de uma das peças principais do sistema de gás encanado, uma vez que é o que permite mensurar e regular o consumo. Ele está presente em todos os modelos de sistema, tanto nos individuais quanto nos coletivos e pode ser de vários tipos.

Outro ponto importante é cuidar da qualidade do medidor. Lembre-se de que ele fica dentro do condomínio, que se torna vulnerável às consequências do seu mau funcionamento. Por essa razão, a instalação deve ser realizada por profissional capacitado, bem como as manutenções necessárias.

Quer entender melhor a função do medidor e a importância da sua instalação correta? É só seguir com a leitura.

PRECISA INSTALAR MEDIDOR DE GÁS EM BH? CHAME A ENGETHINK

Afinal, o que é o medidor de gás?

Primeiramente, estamos falando de uma válvula especializada em gases combustíveis, como GLP (gás liquefeito de petróleo) e GN (gás natural). Além de registrar todo o volume do gás que passa por ele, ainda possibilita abrir ou fechar o abastecimento com o registro de gás que deve ser instalado. É a peça que viabiliza a cobrança pelo consumo do combustível em questão.

Nos sistemas individuais, ele fica dentro do condomínio. Trata-se da forma mais justa de cobrança. Entretanto, ainda existem sistemas coletivos, nos quais há apenas um medidor para todo o sistema. Há versões que contam com um por edifício ou mesmo um por andar. O valor registrado é dividido igualmente pelo número de usuários.

Nesse caso, uma pessoa que faz marmitex para vender pagaria o mesmo que outra que passa o dia fora de casa e almoça no trabalho. Tal questão costuma trazer problemas nas reuniões de condomínio e é um dos motivos pelos quais o sistema individual vem ganhando maior espaço.

Quais os modelos de medidor disponíveis no mercado?

Existem três principais tipos de medidores de gás disponíveis no mercado: o de turbina, o rotativo e o de diafragma. Não existe “o melhor medidor de gás”, mas sim o mais indicado para a sua necessidade. É por isso que você já precisa de ajuda profissional desde o momento da compra. Da escolha correta depende a segurança e eficiência do sistema.

Quem pode fazer a instalação de medidor de gás em BH?

Como dissemos, o serviço profissional na instalação é fundamental. O ideal é procurar por uma empresa de engenharia especializada, capaz de instalar todo o sistema ou apenas o medidor, caso seja essa a sua necessidade. A companhia escolhida deve contar com registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) da sua região e ter pelo menos um engenheiro profissional em seu quadro de funcionários.

Nesse caso, além da instalação, a empresa pode proceder com as manutenções periódicas e todos os passos necessários para garantir total segurança e comodidade para todos os usuários do sistema. Tenha em mente que o medidor de gás deve constar no projeto de gás encanado e passar por revisão no momento dos testes.

E você? Tem alguma dúvida sobre o medidor de gás? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe conosco.

PRECISA INSTALAR MEDIDOR DE GÁS? CHAME A ENGETHINK