Instagram

Mangueira De Gás Metálica Tem Prazo De Validade?

Mangueira De Gás Metálica Tem Prazo De Validade?

Por: Engethink - 12 de Janeiro de 2021

Leia sobre

A mangueira de gás metálica representa parte importantíssima do sistema de gás encanado residencial. Ela está presente em cada residência que faz parte do circuito. Assim, o que acontece é que, muitas vezes, não damos a devida atenção a ela. Na verdade, respeitar o seu prazo de validade é tão importante quanto realizar as manutenções do sistema geral.

Uma empresa de engenharia especializada na instalação desses sistemas pode, quando solicitada, realizar as vistorias internas para orientar a cada usuário sobre a necessidade de substituição da mangueira. Dessa forma, lembre-se de que, embora ela represente a parte final do sistema, o gás também flui por ela, o que significa que um vazamento traria muitos riscos.

Quer descobrir a validade da mangueira de gás metálica e como fazer para substituí-la quando necessário? Acompanhe a leitura abaixo.

Para que serve essa mangueira?

A mangueira de gás metálica é a responsável por conduzir o gás da saída do registro até o fogão do usuário. Normalmente, é uma distância muito curta. Além disso, ela oferece muito mais segurança do que as mangueiras plásticas (normalmente utilizadas em sistemas com botijões de gás) e tem maior durabilidade.

A mangueira é igual para todos os usuários?

A mangueira de gás metálica pode apresentar diferentes comprimentos, algo que é a necessidade do usuário que vai determinar. É importante que ela não fique totalmente esticada, mas conte com uma “folga” razoável, até considerando-se a necessidade de movimentar o fogão na hora da limpeza da casa, por exemplo. Quanto ao material, a empresa responsável pela troca pode determinar a partir de uma análise.

Qual a validade da mangueira de gás metálica?

Imagem de Engethink

Engana-se quem pensa que a mangueira de gás metálica, por ser mais resistente, não tem prazo de validade. Normalmente, a sua vida útil está entre 5 e 10 anos, conforme indicação do fabricante. Decorrido esse prazo, deve ser substituída, ainda que tudo pareça funcionar perfeitamente.

O prazo de validade seu deu com base em estudos e estabelecido por órgãos responsáveis pela segurança dos sistemas de gás encanado. Dessa forma, estima-se que, após esse período, o item está altamente sujeito a deterioração por uso e pode apresentar problemas. Entretanto, isso não significa que uma mangueira dentro do prazo de validade esteja totalmente isenta de problemas. O cheiro de gás deve ser sempre um alerta de que há vazamentos.

Como fazer a substituição da mangueira de gás metálica?

Sempre que necessária a substituição, o ideal é acionar um serviço especializado. A simples troca doméstica pode colocar os usuários em risco. Assim, o ideal é entrar em contato com a empresa responsável pelas manutenções do sistema de tubulação de gás do seu condomínio.

Trata-se de uma forma de garantir a aquisição de material de qualidade e ter a certeza de que a instalação aconteceu de forma correta, de acordo com as disposições legais e premissas para o bom funcionamento. Um grande erro cometido pela grande maioria dos usuários é ignorar também essa questão, e acreditar que podem simplesmente comprá-la em alguma loja e trocá-la.

Quer segurança e eficiência na hora de trocar a sua mangueira de gás metálica? Fale com a Engethink.

Imagem de Engethink