Instagram

Instalador De Gás: Como E Onde Encontrá-Lo?

Instalador De Gás: Como E Onde Encontrá-Lo?

Por: Engethink - 12 de Janeiro de 2021

Leia sobre

Quem está projetando a construção de um condomínio, seja ele de casas ou apartamentos, ou mesmo de uma empresa, precisa incluir um item importantíssimo: o sistema de gás encanado. E não pense que o próprio construtor que estiver realizando a obra pode fazer isso – o ideal é contratar um instalador de gás encanado.

Entretanto, se o seu estabelecimento ou condomínio já existe há algum tempo, saiba que ainda é possível implantar o sistema. Outra situação muito comum em condomínios mais antigos são os sistemas coletivos. Nunca é tarde para realizar a individualização. Em qualquer um desses casos, o instalador de gás encanado pode ajudar.

Quer entender melhor o que faz um instalador de gás e por quê você precisa desse profissional? Continue lendo e descubra!

Agende uma visita para instalação de gás do seu condomínio, comércio ou indústria, CLIQUE AQUI!

O que faz um instalador de gás?

Imagem de Engethink

E isso independe se a implantação será realizada no momento da construção ou mais tarde. O instalador de gás vai traduzir o que você precisa no que há disponível no mercado para ajudá-lo. E ainda vai orientar a respeito de onde adquirir os itens necessários para a instalação e o que precisa ser observado na hora de escolher. Além disso, a partir dessa análise, ele fará o orçamento que, uma vez aprovado, será colocado em prática.

Do início ao fim

Quando você aprovar o orçamento, é ele que vai estar aí novamente, para realizar o desenho do projeto. Trata-se de um documento no qual consta todo o caminho da tubulação, a descrição e localização da central de gás, bem como todos os itens que serão usados e suas respectivas quantidades. Essa etapa é de suma importância, afinal, a instalação deve consistir apenas em passar esse projeto para a prática.

O instalador de gás conhece todas as leis e normas que regem a instalação e manutenção de sistemas de gás encanado. Por isso, ele cuidará para que tudo seja feito em conformidade com a legislação. E isso inclui o teste, ao qual o sistema se submeterá antes de entrar em uso. Afinal, estamos falando em um combustível e é essencial que não haja vazamentos ou qualquer outro tipo de problema.

Ao escolher uma empresa especializada nessa área, você pode optar ainda por contratar um pacote completo, que inclui as manutenções periódicas. Elas devem seguir a periodicidade determinada por autoridade da sua região. A lei exige que estejam sempre em dia, além de tratar-se também de uma questão de segurança.

Pode ser ainda que uma assistência técnica se faça necessária, quando houver suspeitas de vazamento, ou mesmo quando necessitar de alguma inclusão ou alteração no sistema. Em todas essas situações, é o instalador de gás que irá até você para bem atendê-lo.

Quem é o instalador de gás

Pode ser que você esteja se perguntando quem é, afinal, o instalador de gás, que tanto pode fazer pela sua segurança. Devemos considerar que ele é um profissional formado em um curso técnico ou um curso superior de engenharia, que possui registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) da sua região e é especializado nessa área de instalação de gás (pode ser que o seja em outras áreas também).

Ele normalmente trabalha para uma empresa especializada nesse tipo de serviço e contribui diariamente com seus conhecimentos para o sucesso da companhia e, principalmente, dos seus clientes. Ao longo do tempo, ele vai adquirindo mais experiência, o que o torna ainda mais eficiente no que faz.

Por que você precisa do instalador de gás?

Alguns administradores de condomínios ainda relutam um pouco em aceitar que precisam de um instalador de gás. Há quem ainda acredite que o serviço pode ser realizado pela própria equipe responsável pela construção, ou mesmo por aquele conhecido que tem experiência em serviços gerais.

Entretanto, como dissemos, a eficiência e segurança do seu sistema depende, em grande parte, do profissional designado para instalá-lo. Estamos falando de uma questão que envolve grandes riscos. Vazamentos de gás podem ocasionar um acúmulo da substância em espaço confinado, que resultaria em uma explosão com o simples ato de acionar um interruptor.

Além disso, por ser em alguns casos inodoro, as pessoas podem acabar inalando o gás sem perceber, com grande risco de morte por asfixia. É exatamente para evitar esses riscos que você precisa do instalador. Pare para pensar também em toda a praticidade de contar com um profissional que pode realizar todo o processo, do início ao fim.

O instalador de gás faz só a instalação do sistema?

Como se pode ver, é necessário ter uma formação, um preparo para atuar como instalador de gás. Mas afinal, será que esse profissional se limita apenas a fazer a instalação de sistemas nesse modelo? A resposta para essa pergunta vai depender um pouco da empresa na qual ele atua. Dessa forma podemos considerar que existem diferentes vertentes e nichos de trabalho.

Pode ser que haja empresas que contam com um profissional que fica mais focado na instalação do sistema mesmo. Mas, de modo geral, tais pessoas fazem parte de uma equipe, gerida por um engenheiro responsável e que atua de maneira muito mais ampla do que a mera instalação. Tais equipes realizam desde o projeto de gás encanado e passam por todas as etapas necessárias para garantir que o sistema funcione de maneira adequada.

Quais as etapas desempenhadas por esse grupo de profissionais?

Um sistema de gás encanado não consiste em simplesmente instalar uma tubulação e medidores para cada usuário. É necessário passar por todo um processo para que ele funcione de maneira segura e eficaz. O primeiro passo é entrar em contato com empresa especializada (ou mesmo com um instalador de gás particular, agora que sabemos que esse profissional não faz meramente uma instalação).

Em uma primeira visita técnica, você vai receber toda a orientação necessária para determinar, junto com o agente, as reais necessidades do seu empreendimento. A partir daí, tudo começa com o projeto, que é o documento onde constam todas as características do sistema. Agora sim, chegou o momento de partir para a instalação, que deve seguir à todas as normas técnicas estabelecidas para tal e ser o mais fiel possível ao projeto que citamos.

Antes de colocar o sistema em uso, realizam-se os testes necessários. A legislação também determina que manutenções periódicas aconteçam de acordo com prazos estabelecidos pelas autoridades responsáveis ou mesmo pela empresa que realizou a instalação do sistema. Tal prevenção também faz parte do rol de atuação do instalador. Por fim, podemos citar ainda a assistência técnica em caso de suspeita de vazamentos ou quaisquer outros problemas.

Onde encontrar o instalador de gás?

Como dissemos, o instalador de gás pode ser um profissional autônomo ou estar inserido em uma empresa de engenharia especializada. É bem provável que em sua cidade exista mais de uma empresa com esse propósito. E uma gama maior ainda de profissionais liberais disponíveis. Mas será que basta escolher qualquer um deles e o seu serviço estará garantido?

Assim como em qualquer outra área, na prática, as coisas não funcionam assim. Infelizmente, nem todos os que se propõem a realizar o serviço contam realmente com a formação e conhecimentos necessários. O ideal é buscar saber sobre a empresa ou o profissional, pesquisar para ter a certeza de que ele realmente é capacitado para lhe oferecer um trabalho com qualidade e segurança. Lembre-se de que, quando se fala em instalação de gás, estamos lidando com processos de alto risco, afinal, o gás é um combustível.

Como escolher quem vai instalar o sistema?

Uma vez entendida a necessidade do instalador de gás, uma nova dúvida pode aparecer: como escolher o profissional que vai, de fato, realizar o serviço? Opções no mercado é o que não falta e o grande segredo está em diferenciar um profissional verdadeiramente qualificado de outro que está apenas “se aventurando em uma nova área para ver no que dá”.

Dessa forma, o ideal é buscar uma empresa de engenharia especializada. Além do profissional, a empresa também precisa ter registro no CREA. Vale ainda buscar depoimentos de clientes e avaliar os resultados que ela tem alcançado no mercado. O instalador de gás experiente, capaz de proporcionar-lhe satisfação com o serviço prestado, certamente estará lá.

Há empresas, como a Engethink, que oferecem ao cliente até mesmo a oportunidade de conhecer o currículo do profissional designado. Isso demonstra transparência e confiabilidade. Afinal, nada melhor que saber exatamente quem será o responsável por um trabalho tão importante.

Em síntese, o instalador de gás é peça fundamental em todo o processo de implantação de um sistema de gás encanado. Ele conduz todas as etapas, orienta, tira suas dúvidas, e se empenha, com todos os seus esforços, para que os resultados sejam os melhores possíveis. Encontrar esse profissional é como tirar a sorte grande e garantir a segurança a todos os usuários do seu sistema.

Quer saber mais sobre o assunto? Não deixe de ler também este este artigo mais detalhado sobre o sistema de gás encanado.