Instagram

Régua Hospitalar – Manual Prático Do Usuário

Régua Hospitalar – Manual Prático Do Usuário

Por: Engethink - 09 de Setembro de 2021

Leia sobre

Uma régua hospitalar é fundamental para compor o sistema de gases medicinais da sua clínica ou hospital. Aliás, será necessário ter uma em cada instalação onde os gases são direcionados ao paciente. Trata-se de uma forma segura e eficiente de prover suprimentos de oxigênio, ar comprimido, vácuo ou qualquer outro fluído necessário para tratamento do paciente.

Não existe uma regra geral para quantidade de gases presentes em cada unidade: isso varia muito de clínica para clínica (e de sala para sala). Cirurgias demandam oxigênio e outros gases que podem estar presentes em anestésicos. Já uma unidade de internação vai contar com os gases necessários para manutenção do paciente, como oxigênio e vácuo. E assim por diante.

Quer entender melhor a régua hospitalar? Acompanhe nosso artigo sobre o assunto.

Afinal, o que é a régua hospitalar?

Primeiramente, um sistema de gases medicinais parte de uma central, onde ficam alocados os cilindros que contêm os gases em questão. De lá, eles fluem por uma tubulação específica, através da qual se direcionam às réguas, onde há demanda para o seu uso. Trata-se de uma peça parecida com régua mesmo, que instalamos próximo ao leito do paciente.

Ela funciona acoplada a tomadas e gases e tem como principal objetivo prover os suprimentos necessários à ele. Cada tipo de gás é devidamente identificado, com cores e informações e é dá régua que saem as mangueiras que os levam diretamente às vias da pessoa que fará o tratamento. Estamos falando de um sistema muito eficaz, que traz praticidade e segurança ao estabelecimento médico.

Como dissemos, a régua é personalizada de acordo com a sua necessidade. Embora existam padrões relativos para centro cirúrgico, unidade de internação, enfermaria ou UTI (unidade de terapia intensiva), ela costuma ser personalizada, projetada exatamente de acordo com a sua necessidade para cada leito.

Há regras para esse tipo de instalação?

Já que se trata de algo personalizado, pode ser que você se pergunte se existe algum padrão que devemos seguir. A resposta se resume a uma sigla: ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O número principal é 12188. Trata-se de uma NBR que versa sobre sistemas de gases medicinais, descrevendo todas as suas particularidades e características.

A régua de gases é parte importante dessa norma, já que representa um item fundamental para o funcionamento do sistema. É necessário entender que cada parte desse todo é importante e tem seu papel insubstituível no funcionamento geral da unidade de saúde. Adquirir material de qualidade e fazer a instalação corretamente são passos dos quais não se pode abrir mão.

Quais os cuidados necessários na instalação e uso da régua?

Além de seguir às normas propostas, alguns cuidados são necessários. Vale lembrar que todo o sistema precisa passar por manutenções preventivas, cuja periodicidade é determinada pelo Corpo de Bombeiros, autoridade responsável em sua região ou mesmo pela empresa que realizou a instalação. Assim, você precisa cumprir à risca esses prazos para evitar surpresas desagradáveis.

Também, é importante estar sempre atento ao funcionamento da régua. Por tratar-se de uma parte final do sistema, que fica exposta, pode ser mais fácil identificar possíveis sinais de possíveis problemas, a fim de saná-los da melhor forma. Ainda que a manutenção esteja em dia, qualquer indício de que algo não vai bem deve servir de alerta para uma vistoria a qualquer tempo.

Para isso, você precisa de um serviço de assistência técnica. Quando da instalação, além da qualidade do material, vale lembrar da atenção necessária ao local onde vai instalar o equipamento. A altura, por exemplo, não pode invadir o leito, ao mesmo tempo em que não atrapalha o uso do suporte para soro. É importante observar cada um desses pequenos detalhes que determinam a eficiência do projeto.

Como ter acesso a essa instalação de qualidade?

Instalar uma régua hospitalar pode não ser, portanto, tão simples quanto parece. É por isso que você precisa de um serviço especializado. Caso precise do sistema completo, é possível contratar uma empresa de engenharia que vai desenhar um projeto, a partir do qual fará a instalação de cada parte do todo. Se o seu caso consiste apenas em substituir ou incluir uma régua, é necessário contar com o mesmo profissionalismo.

Empresas de engenharia especializadas nesse tipo de serviço podem ajudá-lo a ter acesso a um sistema seguro e de acordo com as normas. Você garante a segurança e bem-estar do seu paciente e ainda fica tranquilo no que diz respeito ao ponto de vista legal. Por mais fácil que pareça, instalar uma régua é um trabalho que exige conhecimento e responsabilidade.

Onde encontrar essa empresa?

Primeiramente, escolher a empresa que vai instalar o seu sistema pode parecer uma grande loteria, se considerarmos as vastas opções que temos no mercado. Entretanto, trata-se de uma questão de observação. Basta ficar atento a alguns itens indispensáveis e você terá acesso à melhor opção em sua região.

O primeiro passo é verificar se a empresa tem registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) da sua região e se há pelo menos um engenheiro responsável em seu quadro de colaboradores. Entretanto, atenção: o fato de ter o registro não significa necessariamente a presença do engenheiro. Verifique.

A experiência no mercado também é um item importantíssimo. Pesquise a opinião de clientes já atendidos e se há relatos de cases de sucesso. Não é necessário buscar unanimidade em satisfação, mas quando há mais feedbacks negativos que positivos, é válido ficar alerta.

Por que a Engethink?

Se você está em Minas Gerais, saiba que a Engethink oferece tudo isso e um pouco mais. Você pode ter acesso, inclusive, ao currículo dos nossos profissionais e pesquisar toda a nossa trajetória no mercado. Consultar-nos é sinônimo de qualidade e eficiência em serviços.

Em síntese, podemos realizar a instalação da sua régua hospitalar ou de todo o seu sistema. Não hesite em entrar em contato conosco para uma visita técnica. Podemos avaliar a sua necessidade e traçar, junto com você, a melhor solução para o seu caso. Isso porque trabalhamos de forma totalmente personalizada, focada no cliente.

Quer saber mais? Visite nosso site e conheça nossos serviços!