Instagram

Instalação De Fogão Em Bh

Instalação De Fogão Em Bh

Por: Engethink - 10 de Outubro de 2021

Leia sobre

Você precisa de instalação de fogão em BH? Entenda que nem sempre instalar um equipamento essencial para toda cozinha é tão óbvio quanto parece. Especialmente quando lidamos com combustíveis, os cuidados devem ser dobrados e a necessidade de um serviço profissional fica ainda mais evidente. A palavra-chave é segurança e você deve buscar sempre todos os meios possíveis para garantí-la.

Existem características básicas para um fogão alimentado por um botijão de gás e outras para o que recebe o fluído de sistemas de gás encanado. Para migrar de um para outro, é necessário realizar uma conversão. Dessa forma, ao comprar um equipamento, é importante ter em mente onde ele será instalado. Para tudo isso, você precisa da ajuda de quem entende da questão.

Quer saber tudo sobre instalação de fogão em BH? Acompanhe nosso artigo sobre o assunto.

Primeiramente, muita gente acredita que basta ir à loja e comprar um fogão (qualquer um, aquele que parecer mais bonito) e tudo dará certo na instalação, independentemente de qual for o sistema de abastecimento em sua residência ou empresa. Na verdade, esse é um pensamento que pode levar a erros e problemas na aquisição do seu equipamento.

Quer saber por quê? Existem, na verdade, seis tipos de fogão, disponíveis no mercado:

1.Fogão de piso – o mais comum

É o que mais comumente vemos nas lojas de eletrodomésticos. Você compra o equipamento, leva para casa e simplesmente o coloca em sua cozinha. Por mais que pareça simples, é importante observar se ele é compatível com o fluído que você utiliza e a sua disponibilidade de espaço para acomodar as instalações;

2.Fogão de embutir – item de decoração

Trata-se de um elemento funcional e decorativo ao mesmo tempo. Nesse caso, ele fica encaixado em um nicho, que deve ter a medida exata do equipamento. Além disso, o fato de ficar em um local interno demanda alguns cuidados extra, especialmente com a voltagem elétrica e a instalação do gás;

3.Cooktop – modernidade e estilo

Imagem de Engethink

Estamos falando daquele fogão que fica sobre uma bancada. Trata-se de uma alternativa moderna e eficiente para quem deseja inovar na aparência da sua cozinha. Existem modelos elétricos mas, devido ao alto consumo de energia, muitas pessoas ainda optam pelo item a gás;

4.Fogão de mesa – versatilidade no transporte

Esteticamente falando, trata-se de uma peça bem parecida com o cooktop, só que é ainda mais simples. A diferença básica é que ele é portátil, podendo, portanto, ser levado em viagens e transferido facilmente de ambiente;

5.Fogão industrial – profissionalismo sem sair de casa

Como o próprio nome já diz, trata-se de um item importante em cozinhas industriais. A diferença básica entre ele e um fogão convencional é a agilidade no preparo dos alimentos. Sua estrutura, mais rígida que os demais, garante maior durabilidade ao item. Além disso, o fato de ser industrial não impede que você o instale em sua casa. Mas fique atento: alguns modelos também não têm forno;

6.Fogão a lenha – o queridinho voltou

Sim, ele ainda existe! E não é coisa só de quem mora no interior. Há modelos mais modernos que os antigos, mas que têm a mesma premissa funcional: a queima da lenha em um compartimento aquece e proporciona o preparo dos alimentos. Um ótimo exemplo é o forno da maioria das pizzarias. A fumaça resultante é liberada por uma chaminé.

O que fazer para instalação de fogão em BH?

Percebeu como existem mais opções de fogão do que você pensava? Pode ser que você precise de uma ajuda profissional até mesmo para escolher. Aliás, a decisão a respeito de comprar um fogão convencional ou instalar um cooktop, por exemplo, é algo que impacta diretamente no projeto arquitetônico da sua cozinha e, portanto, precisa ser bem balizada.

Assim, procure tirar todas as suas dúvidas quanto ao modelo escolhido e confrontar tal questão com o sistema de abastecimento disponível em sua residência. Para quem mora em apartamento ou condomínio de casas, é bem provável que haja uma tubulação de gás encanado e é importantíssimo avaliar a compatibilidade do eletrodoméstico com esse sistema.

O ideal é buscar uma empresa de engenharia especializada para avaliar a sua cozinha e auxiliar na instalação do equipamento. Só assim, você terá acesso a um serviço que garante segurança para você e sua família e eficiência no preparo das suas refeições.

Quem faz a instalação de fogão em BH?

O profissional ideal para instalar o seu fogão é o engenheiro. Mas antes de pensar em contratar um autônomo, considere as vantagens de buscar uma empresa especializada em engenharia. Trata-se de uma garantia à mais, visto que contará com uma equipe de profissionais qualificados para atendê-lo. As melhores empresas têm registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e contam com pelo menos um engenheiro responsável em seu quadro de funcionários.

Você pode acessar a página da empresa, e algumas disponibilizam, inclusive, o currículo do profissional. A experiência de mercado também é fator importante, visto que diz muito sobre a reputação e o “nome” da empresa. No mais, considere princípios como ética e transparência para fazer a melhor opção.

Por que procurar por instalação de fogão em BH?

Pode ser que você esteja se perguntando se precisa mesmo desse serviço. Não caia na armadilha de considerá-lo desnecessário, pois isso poderia acarretar em sérios problemas no futuro. Um fogão mal instalado leva a vazamentos de gás, que são gravíssimos e podem acabar em explosão. Outro grande risco é o do gás confinado. Assim, o fluído vaza e se acumula no ambiente. As pessoas presentes podem inalar sem perceber e acabar até morrendo de asfixia.

A empresa contratada pode ainda realizar manutenções preventivas e fazer reparos em caso de vazamento. Aliás, ter a quem recorrer em caso de suspeita de problemas é essencial para evitar riscos ainda maiores.

Quem procurar para instalação de fogão em BH?

Por fim, se você está em Minas Gerais, mais precisamente em Belo Horizonte, e deseja instalar seu fogão com qualidade e segurança, precisa conhecer a Engethink, que é especializada em sistemas a gás. Realizamos desde a instalação de uma tubulação inteira de GLP (gás liquefeito de petróleo) – passando pelo projeto e manutenções, inclusive – até serviços mais simples, como é o caso da instalação do fogão.

Quer saber mais? Visite nosso site e conheça nossos serviços.