Instagram

Encanador De Gás Residencial – Quem É Ele?

Encanador De Gás Residencial – Quem É Ele?

Por: Engethink - 24 de Março de 2022

Leia sobre

Como o próprio nome já sugere, o encanador de gás residencial é o responsável pela instalação da tubulação. Em um primeiro momento, parece algo muito simples, não é mesmo? Entretanto, trata-se de um trabalho relativamente complexo, visto que a instalação do sistema passa por diversas etapas; e de grande responsabilidade, já que estamos falando de um combustível.

Primeiramente, não basta conversar com o construtor, ou mesmo solicitar o serviço ao mestre da obra: trata-se de algo diferenciado, que demanda formação e licença adequadas. Além disso, o serviço em questão se regulamenta por lei e demanda uma documentação, além da realização de todos os testes de segurança necessários.

Quer descobrir o que, de fato, faz o encanador de gás residencial? É só seguir com a leitura.

PRECISA DE UM ENCANADOR DE GÁS? CHAME NOSSA EMPRESA- CLIQUE AQUI

Como funciona a tubulação de gás residencial?

O sistema de gás residencial não se resume à tubulação: é claro que ela provavelmente seja a parte maior, mas também há válvulas, registros, emendas e uma central de gases de onde partem os fluídos para abastecimento. Na verdade, o sistema precisa passar por algumas etapas até ser finalmente colocado em uso:

  • Visita técnica inicial –  É a primeira conversa, entre você e o técnico que será o responsável pela obra. Nela, se definem objetivos, necessidades e prioridades;
  • Projeto – Aprovado o orçamento, tudo começa com o projeto, que é um documento com todo o caminho da tubulação e os itens que serão usados;
  • Instalação – Deve ser fiel ao projeto. Isso permite que mudanças futuras se realizem sem grandes problemas;
  • Teste – Antes de iniciar o uso, o sistema precisa de um teste , que garantirá que não há vazamentos;
  • Manutenção – A mesma empresa pode realizar manutenções preventivas que seguem a uma periodicidade pré-determinada;
  • Assistência técnica – Ainda que com as manutenções em dia, seu sistema pode apresentar problemas. Nesse caso, você precisa ter para quem ligar.

Por fim, encontrar uma empresa que realiza todas essas etapas é o mais seguro para o seu sistema. E o encanador de gás residencial está presente em todas elas, como um agente fundamental, que saberá o que fazer em caso de problemas que coloquem os usuários do seu sistema em risco.

Quem é o encanador de gás residencial?

O engenheiro é quem assina o projeto e a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) sempre que realizados os testes. Para acompanhar um sistema como esse, é necessário muito mais que know how. Trata-se de uma questão de perspicácia para lidar com possíveis problemas, suspeitas de vazamento e situações adversas.

Em síntese, se você precisa instalar um sistema de gás encanado, ou está à procura de assistência técnica para um já existente, será necessário encontrar esse profissional. O seu trabalho se regulamenta por lei e traz garantia de segurança para você e seus usuários.

E ele pode estar aqui na Engethink. Que tal dar uma olhada em nosso site para conhecer a nossa equipe?

PRECISA DE UM ENCANADOR DE GÁS? CHAME NOSSA EMPRESA- CLIQUE AQUI