Instagram

Aspectos Importantes Na Construção De Um Hospital

Aspectos Importantes Na Construção De Um Hospital

Por: Engethink - 01 de Agosto de 2020

Leia sobre

Vários aspectos estão envolvidos no planejamento da construção de um hospital. Para isso, deve ser levado em conta o tipo de instituição (complexo hospitalar, laboratório, centro de pesquisa, etc), as necessidades da comunidade e os avanços científicos e tecnológicos, bem como a velocidade com que estão surgindo inovações que precisam ser adotadas.

Em outras palavras, ao planejar um hospital, vemos que não é apenas necessário pensar em espaços ou investimentos para iniciar e manter o local, mas também na constante atualização e renovação de equipamentos e na implantação de tecnologias de ponta que proporcionem a melhor experiência a pacientes e colaboradores.

Para você entender melhor, listamos abaixo alguns aspectos que devem ser levados em conta ao construir uma área hospitalar.

Na construção do um hospital ou clínica, chama a Engethink para o projeto de gases medicinais!

Detalhes importantes para construção de um hospital

Imagem de Engethink

Localização e aparência

Fatores internos e externos precisam ser levados em conta. Podemos considerar que não há um padrão geral de funcionalidade, higiene e saneamento. Há apenas requisitos mínimos a serem cumpridos. Mas o ambiente é um fator extremamente importante no psicológico dos pacientes, que tem influência em sua recuperação. O doente normalmente se sente vulnerável tanto física quanto emocionalmente, estressado e inseguro. Portanto, o ambiente hospitalar deve proporcionar segurança, privacidade, confiança, harmonia, profissionalismo, compreensão, conforto e empatia.

Recursos indispensáveis

Infraestrutura

Pacientes, equipes e familiares podem permanecer no hospital por longos períodos. Por essa razão, é importante pensar em salas de espera, recepção, banheiros, cantina… e não somente nas unidades de internação. A entrada, de preferência, deve ser o mais ampla e clara possível. Se não houverem fontes e jardins externos, é altamente recomendável incluir esses elementos no design e decoração de interiores da área de entrada.

Janelas e vitrais

Aqueles velhos estilos hospitalares de construção com muito concreto e cores escuras não são nada agradáveis para quem precisa permanecer ali. Pelo contrário, grandes vitrais, designs futuristas e janelas amplas e arejadas criam um conceito que é facilmente associado à modernidade e aos avanços da ciência e da tecnologia.

Corredores

Ao contrário daquele antigo modelo de hospital, onde tudo era distribuído por corredores intermináveis e monótonos, hoje existe uma tendência maior de acomodar pacientes em salas alinhadas em torno de uma área central. Tal conceito favorece a supervisão e integração dos pacientes.

Respeito pela privacidade dos pacientes

Essa questão se refere não apenas ao aspecto visual e ao fato de que existem instalações disponíveis para, de alguma forma, isolar um paciente do outro, mas também ao gerenciamento de dados e ao sigilo quanto aos prontuários.

Como já mencionamos, de nenhuma maneira um hospital pode ser construído como se fosse um hotel ou um centro de recreação ou lazer. Devemos sempre lembrar que, além de tratado, o paciente e seus acompanhantes precisam ser acolhidos e respeitados.

Vai construir um hospital ou uma clínica? Nós podemos te ajudar no projeto e execução dos gases medicinais!